28 abril 2007
Amigos Exploradores
Como sabem, ou deviam saber, no próximo Sábado haverá actividade de bicicleta, para quem não foi à reunião (e para quem foi i não tirou apontamentos no atelier) aqui vão algumas indicações e recomendações:
Antes de Sair:
Verificar: pneus, travões, direcção e, se tiverem, colocar uma câmara de ar de reserva na mochila.
Levar: agua, mas não exagerem, têm de a carregar
almoço (leve, lembrem-se que têm de pedalar)
reforço (um chocolate ou barra energética, o que preferirem)
uma T-shirt de reserva e uma toalha das pequenas (para a transpiração)
No Dia:
9 HORAS é o ARRANQUE, portanto cheguem uns minutos antes
Descer é fixe, e andar depressa também, mas é necessário cuidado, logo
obedeçam ao chefe, nada de aceleras para se evitarem quedas.
Boa disposição, afinal é para nos divertirmos!
Fica aqui também um mapa do percurso:
24 abril 2007
1. PARA OS PIONEIROS QUE VÃO AO ACANUC
Para a actividade é preciso entrar em campo entre as 17h e as 20h (de preferência - se só puderem ir mais tarde não há problema) de sexta-feira. Combinem uma hora para se encontrarem na sede. Têm de levar jantar para sexta. O trajecto é o seguinte: No IC3 passam Penacova e viram para o IC6; vêem uma placa a dizer "S.Pedro de Alva" e cortam à direita. Seguem depois a direcção de Praia Fluvial do Vimieiro e Vimieiro.
2. PARA OS LOBITOS
SÁBADO NÃO HÁ REUNIÃO!
23 abril 2007
De Parabéns
.
No sábado, por volta da hora do almoço (a Ana e o Miguel assistiram) a dr.ª Manuela Soares, responsável pelo voluntariado no Campeonato Europeu feminino de Hoquei em Patins sub-19, chegou ao pé de mim e disse-me que, antecipadamente, me queria dar os parabéns. Estranhei e perguntei-lhe porquê. "Sobre os voluntários", disse ela. Respondi-lhe que o agradecimento deveria ser dirigido a eles e não a mim, mas que em nome do agrupamento agradecia, e até já tinha ficado chateado pelo facto de o Miguel ter faltado às aulas para ir para lá. Trocámos mais umas palavras, elogiosas para o agrupamento, e eu acabei por me vir embora.
No final do campeonato, ao despedir-me a dr.ª Manuela e a dr.ª Dora Matos, voltaram a falar-me e agradecer o trabalho dos escuteiros do agrupamento. A dr.ª Manuela foi Guia de Portugal e por isso respondi-lhe, mais laconicamente: "Sempre alerta para servir". Disse-lhes também, e uma vez que não tinha escuteiros a assistir, que fiquei eu próprio surpreendido pela forma como os escuteiros tinham aderido a este pedido. Aderiram uns imediatamente e outros acabaram por se querer juntar já o campeonato decorria. Algum tempo depois foi o vereador António Jorge Franco que me veio agradecer.
Nem todos sabem mas já tinha havido uma altura em que a Câmara nos tinha pedido ajuda para as Férias Deportivas e nós aderimos de corpo e alma. Já tinha havido uma altura em que a Cãmara nos pediu voluntariado para provas de atletismo no centro de Estágios do Luso e nós não fomos. É importante ouvirmos estas palavras da parte dos responsáveis da Câmara. É sinal que estamos a saber intepretar os pedidos da nossa comunidad no nosso espírito de serviço.
O pedido foi feito a todos os agrupamentos do concelho. Desta vez nós soubemos dizer presentes... Por isso como chefe de agrupamento tinha de vos agradecer e direccionar os elogios que me foram dados por parte das pessoas da organização.
Este agradecimento é dirigido ao Grupo Pioneiro, que de forma quase unânime participou no voluntariado, muito mais do que estava previsto. Um destaque especial para a Ana que se dedicou de uma maneira integral e que nos demonstrou que é pelo exemplo que os responsáveis devem educar os mais novos.
Muito obrigado!
Dia de São Jorge
22 abril 2007
18 abril 2007
Convite
ACANUC - URGÊNCIAS!
Com muitas desculpas aqui vai o recado:
O ACAMPAMENTO DE NÚCLEO que se realiza no fim de semana de 27, 28 e 29 de Abril terá o custo de 10 euros.
Mesmo que não paguem já precisava de saber AINDA HOJE, QUARTA-FEIRA, quem vai!
Por favor respondam-me.
(na actividade, da Mealhada, só participarão pioneiros)
Voluntários no Europeu de hoquei em patins
A Câmara Municipal da Mealhada, organizadora do primeiro campeonato europeu feminino de hoquei em patins sub19 convidou os agrupamentos de escuteiros do concelho a prestarem apoio voluntário na organização do evento. O agrupamento 1037 não falhou e o grupo pioneiro voluntariou-se para uma acção importante no concelho e na região.
Escala de serviço:
Ana Lousada será a responsável pelo acompanhamento da selecção alemã!
Sexta-feira, 20/04/07
das 9h às 13h - Miguel Pereira
das 19h às 23h - Miguel pereira, João Paredes e Sara Nunes
Sábado, 21/04/07
das 9h às 13h - Marta Paredes, Diogo Ferraz, Ana Bárbara e Quico Aleixo
das 19h às 23h - Marta Paredes, Diogo Ferraz, Ana Bárbara
Amanhã, quarta-feira, espero poder dar mais informações!
Se quiserem ver mais alguma informação sobre o campeonato consultem: http://www.cm-mealhada.pt/1cehp07/
Intercâmbios
Uma das actividades que os pioneiros tinham de fazer para poderem para participarem no ACANAC era conhecerem a história do Grupo de pioneiros do agrupamento com o número anterior (ou posterior) ao seu. Assim no passado domingo a Ana Bárbara e a Marta foram à sede dos pioneiros dos 1036 - Barcouço e fizeram algumas perguntas. Foram recebidos pelo Chefe Aristides Dias e pelos elemntos do Grupo.
Que doçuras!
16 abril 2007
E quem é que faz anos hoje? Quem é? Quem é?
Discreto, parece não fazer mal a uma mosca... excepto se aquele sorriso malandreco se deslocar para a sua cara ou fiel amigo se aproxime e se combine uma boa velhacaria!
Um abraço para o Hugo que parece tem duas (boas) caracteristicas de um (bom) escuteiro:
O SORRISO no ROSTO & e SER AMIGO do seu amigo!
Parabéns!
15 abril 2007
11 abril 2007
ALERTA... com um pedido de compreensão
Como toda a gente sabe o agrupamento tem um número de dirigentes que apesar de, muitas vezes, parecer maior, não dá para tudo. Vai valendo o esforço e a compreensão de todos...
No entanto, compromissos profissionais não permitem que haja chefes para levar os LOBITOS e os EXPLORADORES ao Acampamento de Núcleo, nos próximos dias 27, 28 e 29 de Abril. Pedimos muitas desculpas mas estamos certos que os nossos escuteiros e os seus pais compreenderão que não há alternativa possível...
No entanto, compromissos profissionais não permitem que haja chefes para levar os LOBITOS e os EXPLORADORES ao Acampamento de Núcleo, nos próximos dias 27, 28 e 29 de Abril. Pedimos muitas desculpas mas estamos certos que os nossos escuteiros e os seus pais compreenderão que não há alternativa possível...
A direcção.
Ainda o Eclipse
À direcção do Agrupamento agradou especialmente o brilho de uma pioneira que foi atenciosa, trabalhadora, incansável, solícita, empenhada!
E esses brilhos deixam-nos contentes,
deixam-nos felizes e sobressaem na escuridão!
À Marta Paredes a chefia deixa os sinceros parabéns por ter mostrado, uma vez mais, o que se pretende de um pioneiro do CNE, o que significa ser escuteiro e por que razão vale a pena por-mos de parte outros interesses e sermos dirigentes do CNE.
Bem-hajas Marta.
02 abril 2007
01 abril 2007
Hoje é Domingo de Ramos
O fio dos dias, com as suas solenidades, efemérides, aniversários, deve interpelar-nos e tornar diferente o nosso quotidiano. Falo de solenidades religiosas, políticas, institucionais... de qualquer natureza. Se laicamente entendemos dever folgar e guardar para descanso os feriados religiosos, devemos, no mínimo, compreendê-los e, se for caso disso, respeitá-los.
.
Hoje é Domingo de Ramos, o inicio da Semana Santa, o dia em que se evoca a entrada de Cristo em Jerusalém. O texto que se segue não faz parte da liturgia de hoje mas é o relato mais perfeito do que evocamos hoje.
.
(Evangelho Lc 19, 28-40 - A entrada de Jesus em Jerusalém, como Messias, é o anúncio e a figura da Ressurreição e, ao mesmo tempo, o anúncio da Vinda gloriosa do Senhor no fim dos tempos, para introduzir na Jerusalém do alto todos os que O seguiram na caminhada da vida.)
«Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, Jesus seguia à frente dos seus discípulos, subindo para Jerusalém. Quando Se aproximou de Betfagé e de Betânia, perto do monte das Oliveiras, enviou dois discípulos e disse-lhes: «Ide à povoação que está em frente e, ao entrardes nela, encontrareis um jumentinho preso, que ainda ninguém montou. Soltai-o e trazei-o. Se alguém perguntar porque o soltais, respondereis: ‘O Senhor precisa dele’». Os enviados partiram e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. Quando estavam a soltar o jumentinho, os donos perguntaram: «Porque soltais o jumentinho?». Eles responderam: «O Senhor precisa dele».Então levaram-no a Jesus e, lançando as capas sobre o jumentinho, fizeram montar Jesus. Enquanto Jesus caminhava, o povo estendia as suas capas no caminho. Estando já próximo da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a louvar alegremente a Deus em alta voz por todos os milagres que tinham visto, dizendo: «Bendito o Rei que vem em nome do Senhor. Paz no Céu e glória nas alturas!». Alguns fariseus disseram a Jesus, do meio da multidão: «Mestre, repreende os teus discípulos». Mas Jesus respondeu: «Eu vos digo: se eles se calarem, clamarão as pedras».
Jesus entrou em Jerusalem da maneira que as profecias diziam que entraria o Salvador. A sua entrada em apogeu, montado num burro e com ramos de palmeiras a saudá-lo não foi uma coisa que aconteceu por acaso. Neste texto percebe-se que, de alguma maneira, as coisas estavam preparadas para assim acontecerem. Ensaiadas? Este momento e a própria semana lembram-nos que Jesus estava preparado para morrer. Sabia que ia ser assim, e que daqui para a frente não tinha volta a dar... Jesus era um homem, como outro qualquer - acredito eu. Terá entrado em Jerusalem com medo, mas com um plano, com tudo preparado e organizado. Não me choca portanto que nesta fase já tivesse conversado com Judas sobre a maneira como seria capturado. Já teria pensado na maneira como reagiriam os principes dos sacerdotes, o sinédrio e os romanos quando soubessem que estava em Jerusalem. Nada o apanharia de surpresa. Mas vacilaria, teria dúvidas... afinal ele, desde o momento que nascera, era um homem. Um homem especial com uma missão especial.
.
Hoje é Domingo de Ramos, o inicio da Semana Santa, o dia em que se evoca a entrada de Cristo em Jerusalém. O texto que se segue não faz parte da liturgia de hoje mas é o relato mais perfeito do que evocamos hoje.
.
(Evangelho Lc 19, 28-40 - A entrada de Jesus em Jerusalém, como Messias, é o anúncio e a figura da Ressurreição e, ao mesmo tempo, o anúncio da Vinda gloriosa do Senhor no fim dos tempos, para introduzir na Jerusalém do alto todos os que O seguiram na caminhada da vida.)
«Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, Jesus seguia à frente dos seus discípulos, subindo para Jerusalém. Quando Se aproximou de Betfagé e de Betânia, perto do monte das Oliveiras, enviou dois discípulos e disse-lhes: «Ide à povoação que está em frente e, ao entrardes nela, encontrareis um jumentinho preso, que ainda ninguém montou. Soltai-o e trazei-o. Se alguém perguntar porque o soltais, respondereis: ‘O Senhor precisa dele’». Os enviados partiram e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. Quando estavam a soltar o jumentinho, os donos perguntaram: «Porque soltais o jumentinho?». Eles responderam: «O Senhor precisa dele».Então levaram-no a Jesus e, lançando as capas sobre o jumentinho, fizeram montar Jesus. Enquanto Jesus caminhava, o povo estendia as suas capas no caminho. Estando já próximo da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a louvar alegremente a Deus em alta voz por todos os milagres que tinham visto, dizendo: «Bendito o Rei que vem em nome do Senhor. Paz no Céu e glória nas alturas!». Alguns fariseus disseram a Jesus, do meio da multidão: «Mestre, repreende os teus discípulos». Mas Jesus respondeu: «Eu vos digo: se eles se calarem, clamarão as pedras».
Jesus entrou em Jerusalem da maneira que as profecias diziam que entraria o Salvador. A sua entrada em apogeu, montado num burro e com ramos de palmeiras a saudá-lo não foi uma coisa que aconteceu por acaso. Neste texto percebe-se que, de alguma maneira, as coisas estavam preparadas para assim acontecerem. Ensaiadas? Este momento e a própria semana lembram-nos que Jesus estava preparado para morrer. Sabia que ia ser assim, e que daqui para a frente não tinha volta a dar... Jesus era um homem, como outro qualquer - acredito eu. Terá entrado em Jerusalem com medo, mas com um plano, com tudo preparado e organizado. Não me choca portanto que nesta fase já tivesse conversado com Judas sobre a maneira como seria capturado. Já teria pensado na maneira como reagiriam os principes dos sacerdotes, o sinédrio e os romanos quando soubessem que estava em Jerusalem. Nada o apanharia de surpresa. Mas vacilaria, teria dúvidas... afinal ele, desde o momento que nascera, era um homem. Um homem especial com uma missão especial.
Subscrever:
Mensagens (Atom)