14 março 2007

Fórum

A poucos dias da realização das nossas XVII.ªs promessas está na hora de nos prepararmos interiormente para esse momento. O primeiro desafio que gostaria de vos lançar, para reflexão tem a ver com a frase que escolhemos para ilustrar as nossas promessas: «A felicidade vem do compromisso». Esta frase é do Padre Vasco Pinto Magalhães, um Jesuíta, de Coimbra, que a escreveu no seu livro "Não há soluções, há caminhos".
B.-P. no livro "O caminho do triunfo" diz: «O verdadeiro caminho da felicidade é dar (eu diria proporcionar) felicidade aos outros»... Por outro lado não poderemos esquecer que a nossa promessa de escuteiro é, nem mais nem menos, que um compromisso...

O que é que achas da frase que escolhemos «a felicidade vem do compromisso»? Concordas?

9 comentários:

Anónimo disse...

^^..'a felicidade vem do compromisso!?'...na minha opiniao sim! Pois ao comprometer mo nos...ao esolhemos um rumo para a vida, que neste caso entre muitos, mas neste e em escolher mos ser ecuteiros, ao fazer a nossa promessa ou a renova - la estamo nos novamente a reforçar esse compromisso, k vai ser o meu caso:P...so assim, a assumir um comprimisso a escolher um caminho na vida...vamos conseguir construir algo e ser felizes. Quando nos compromete mos a algo e conseguimos construir e realiza lo, sentimo nos felizes nao so por termos construido caminho mas tambem porque nessa construçao certamente tivemos fases onde houve espirito de inter-ajuda entre muitas emoçoes. O escutismo talvez seja isso mesmo, muitas vivencias onde aprendemos a construir, a crescer e a comprometermo nos para sermos FELIZES!...^^

Anónimo disse...

concordo

Anónimo disse...

inda bem k esta gente nao diz kem e!



mas concorda!...


^AHAAHAHAHAHAHAHAHAHAH...


o miguelinho inda n veio ca para comentar....


migueeeellll.....entao?

Anónimo disse...

Cheguei para comentar!!!

Eu concordo, tal como a di e como o anonymous, e fazendo minhas, as palavras da di, este tema é o ideal para uma actividade da spromessas, porque a partir do momento em que assumimos um compromisso, há 2 hipoteses: a 1ª é assumir este compromisso sériamente e cumprilo até ao final deste, ou seja, até atingirmos o nosso objectivo e assim encontramos a felecidade e o caminho que um escuteiro deve tomar... a 2ª hipotese é dizer por dizer as palavras do cerimonial da promessa, e mais tarde, quando pensarmos bem sobre o assunto, reparámos que não levámos a sério o nosso comprmisso e daí vamo-nos sentir mal, e saber que nao somos o que supostamente deviamos ser.... bem... mais palavras para quê? Isto tudo para dizer que Concordo...

e realmente, podiam assinar...

Anónimo disse...

eu dou cada erro...... enfim!

Anónimo disse...

...deixa la miguel k eu tb dou.... somos uns erronicos ortograficos xD

..^^AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH....




*

Anónimo disse...

Pois chamaste o miguel "migueeeellll......entao?" e a mim?

ÃH?

:):):)

Bem so queria mesmo dizer que tambem concordo com a frase!e mt bonita, mas nao vou comentar, vou apenas dizer isto:
-Esta frase diz tudo...

:):):)

Bjnhus

Anónimo disse...

Eu só podia concordar... se tem sido essa a minha responsabilidade para comigo mesma!
Andar neste mundo só por andar não faz muito sentido. E ter objectivos significa por si só o compromisso com alguém ou com alguma coisa. E só dessa realização, muitas vezes através das coisas mais simples, se consegue retirar a felicidade!

Em relação à Promessa, ela não é apenas um punhado de palavras bonitas, ela é uma escolha de vida e eu sou a prova viva disso!
Por isso espero que todos quantos vão ser investidos, mas escrevo em especial para os Pioneiros, compreendam o valor que tem esta cerimónia tão simples e que possam orientar-se sempre por ela.

Anónimo disse...

Bem, eu acrescentaria que está escolhido o logo do campo escutista vale do sobreiro!
Gostei MUITO da árvore ;)

Inté logo